Primários

PRIMÁRIOS - Voltada para crianças de 7 e 8 anos, possui várias ilustrações e exercícios que aliam o conhecimento bíblico à alfabetização.
O endereço do Portal EBD é: http://www.escoladominical.net/forum.php.
Acessar a Sala de Prof. Infantil e Juniores, onde estão postados os kits.
Para fazer download dos kits, basta se registrar no Portal da EBD, fazer sua assinatura anual e baixar o material que desejar.
Se houver qualquer dúvida, entre em contato com os Administradores do Portal da EBD utilizando a ferramenta “Fale conosco” diretamente no site.

















PRIMÁRIOS – CPAD
de 7 e 8 anos.
3º Trimestre de 2012
Tema: A Igreja é a Casa de Deus
Comentaristas: Midian Pessoa Laudicéia Barboza da Silva  da Costa 


SUMÁRIO:
Lição 1. A igreja é a Casa de Deus
Lição 2. A igreja é o lugar onde Deus fala conosco
Lição 3. O trabalho na Casa de Deus
Lição 4. O louvor na Casa de Deus
Lição 5. A Bíblia na Casa de Deus
Lição 6. Gratidão na Casa de Deus
Lição 7. Oração na Casa de Deus
Lição 8. Perdão na Casa de Deus
Lição 9. A Casa de Deus é lugar de curas
Lição 10. Oferta na Casa de Deus
Lição 11. Ajudando os irmãos na igreja
Lição 12. A igreja deve pregar o evangelho
Lição 13. Meu coração é a Casa de Deus

As lições serão colocadas aqui em ordem crescente das lições (1...a 13) mova o cursor para baixo e procure a lição que precisa.


Lição 1
A Igreja é a Casa de Deus


Para o início de um novo trimestre que tal mudar a ornamentação da sua sala?

Poderia transformá-la numa espécie de igreja. Organizar como se houvesse culto. Pode ser confeccionado um púlpito de caixa de papelão. Separar um local para os instrumentos musicais e até criar uma recepção. A cada aula do trimestre um aluno ficará na porta para a recepção.


Ao Mestre

Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre, é imprescindível que o façamos com nosso espírito renovado na Presença e Unção do Senhor Jesus. Dedique todos os dias um tempo para estar orando e meditando na Palavra de Deus, é a única forma de nos mantermos vivos espiritualmente. Hoje me nossas igrejas, há muitos que “que têm nome de que vives e estás morto” (Ap 3.1), exatamente porquê não se alimentam da Palavra de Deus.

Nós, que fomos chamados para sermos professores de EBD (Escola Bíblica Dominical) não devemos ser assim. Como ensinaremos o que não sabemos. Como iremos conduzir nossos pequenos à Cristo se nós mesmos não O conhecemos?

Lembremo-nos do conselho paulino: “... O que ensina esmere-se no fazê-lo”. (Rm 12.7- ARA).

Deus continue a abençoar o seu ministério.

Texto Bíblico: Ex 40.17-35; 1 Re 8.1-14.

Objetivo

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que é na Igreja onde Deus se faz presente, pois nossos irmãos e irmãs juntamente conosco formamos a família de Deus.


Frase do dia...

EU AMO A CASA DE DEUS

Você poderá escrever essa frase em uma folha de cartolina e colar desenhos ou fotos de igreja, pode até mesmo, colar fotos de eventos com os pequenos em sua congregação. Depois leia a frase em voz alta com eles, repetindo umas três vezes (demonstre alegria ao fazê-lo).

Fonte: www.2.bp.blogspot.com


Memória em ação

“Como eu amo o teu Templo, ó SENHOR Todo-Poderoso!” (Sl 84.1- NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.

Explorando a Bíblia
Crianças vocês sabiam que antigamente a igreja não era como essa nossa? – não sabiam?
Pois bem, há muito tempo atrás, Deus escolheu Moises para liderar o Seu povo, os israelitas. Para chegar ao seu país, eles tinham de viajar pelo deserto – já pensaram? Em meio ao calor intenso.
Nesta época, não tinham casas, eles moravam em tendas, sabe aquelas barracas de acampamento de férias? Eram quase iguais. Veja como eram:

O povo de Israel precisava  de um bom lugar para cultuar a deus, assim Deus que tudo sabe, disse a Moisés:

__ Moisés, construa uma tenda bem grande, uma muito especial para ser o local onde você e todo o povo me preste culto. Eu te darei as medidas e você fará do jeito que eu mandar.

Quando Moisés disse ao povo o que Deus havia dito, todos se alegraram e desejaram contribuir com o que tinham para a construção da grande tenda. Todos foram correndo para a sua barraca e trouxeram ouro, prata, tecidos, madeira, pedras preciosas. E logo a grande tenda começou a ser construída, a qual recebeu o nome de Tabernáculo. 

Veja como ficou lindo:

Fonte: www.bjnewlife.org

Um tabernáculo é como uma igreja, um lugar para encontrar Deus. O tabernáculo era a estrutura que os israelitas construíam para a adoração. Depois do Êxodo, o povo israelita acabou vagando pelo deserto por quarenta anos. Juntamente com os Dez Mandamentos, Deus deu a Moisés instruções bem detalhadas em Êxodo (capítulos 25-40) de como o povo tinha que construir o tabernáculo e adorar a Deus. Apesar de ser muito luxuosa, essa estrutura era completamente portátil. 

Toda vez que os israelitas mudavam o seu acampamento de lugar, o tabernáculo mudava com eles. Por ser portátil, o tabernáculo também servia como um símbolo de que Deus andava com o povo de Israel

Assim foi até que eles chegaram ao seu país. Lá Deus ordenou que se fizesse um templo. O rei Salomão foi quem construiu. Ele então contratou os melhores profissionais, pois disse que o templo deveria ser muito bonito por dentro e por fora, pois Deus merece o melhor.
O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitetônico transmitido por Davi, seu pai. Em troca de trigo, cevada, azeite e vinho, Hiram ou Hirão, o rei de Tiro, forneceu madeira do Líbano e operários especializados em madeira e em pedra.
Os materiais aplicados foram essencialmente a pedra e a madeira. Os pisos foram revestidos a madeira de junípero (ou de cipreste segundo algumas traduções da Bíblia) e as paredes interiores eram de cedro entalhado com gravuras de querubins, palmeiras e flores. As paredes e o teto eram inteiramente revestidos de ouro. (1Re 6.15,18,21,22,29)
Os trabalhadores fizeram tudo como o rei Salomão mandou. Trabalharam e trabalharam. O trabalho prosseguiu por sete anos. Tiveram tanto cuidado que não fizeram nenhum barulho. Sempre que tinham de martelar ou serrar, faziam fora do local onde ficaria o templo.
Estão vendo crianças, na Casa de Deus, não se deve correr, gritar, fazer bagunça. Devemos ter reverencia no local onde Deus se faz presente e fala conosco. Assim o lindo templo ficou pronto:
E todos iam adorar ao Senhor Deus com muita alegria cantavam e agradeciam a Deus por tudo que ELE faz por nós.

Oficina criativa

Reproduza o desenho do Templo e monte um quebra cabeça para as crianças. Explicando que este outro templo estava construído no tempo em que Jesus era pequeno como eles, e foi no templo cultuar a Deus, Seu Pai.


Fontes Consultadas:
Bíblia NTLH - SBB
Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.

Colaboração para EBDnet – Profª. Jaciara da Silva - jaciara.dasilva@ebdnet.com.br
www.ebdnet.com.br


Lição 2
A Igreja é o lugar onde Deus fala conosco

Nessa 2ª  aula, iremos falar sobre oração 


Texto Bíblico: Êxodo 33.7-11
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que assim como seus pais falam com eles – Deus nosso Pai sempre fala, nos orientando pois nos ama.

Frase do dia...
DEUS FALA CONOSCO NA IGREJA

Desenhe uma nuvem e escreva a frase, enfatizando aos pequenos que sempre que Deus falava com o povo a nuvem descia sobre a tenda do Tabernaculo.

Memória em ação

“Escutem a voz do Senhor, a sua voz poderosa.” (Sl 63.33 – NTLH)

Enfatize aos pequenos que para ouvimos a Voz de Deus é necessário estarmos com os corações atentos e dispostos a obedecer à Sua Palavra.

Explorando a Bíblia
Na aula passada vocês se lembram que falamos que Moisés construiu o Tabernáculo, e que o Tabernáculo é como uma igreja, um lugar para encontrar Deus?
Pois bem, sempre que o povo de Israel acampava, Moisés costumava armar a Tenda Sagrada a certa distância fora do acampamento. O Tabernáculo também era chamado de “Tenda da Presença de Deus”, e quem quisesse perguntar algo ao SENHOR ia até lá.

Quando Moisés saía para ir à Tenda, o povo ficava na porta das suas barracas olhando Moisés até que ele entrasse. Depois que ele entrava, uma coluna de nuvem descia e parava na porta da Tenda; e da nuvem o SENHOR falava com Moisés. Logo que o povo via a coluna de nuvem na porta da Tenda, todos se ajoelhavam.
O SENHOR Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo, não é maravilhoso crianças, ouvir assim a voz de Deus?

Depois Moisés voltava para o acampamento comunicava a todos as Palavras que Deus dissera.. 
E Josué, filho de Num, o moço que era o auxiliar de Moisés, ficava na Tenda do Tabernáculo, para ouvir a voz de Deus, ficava quieto, ouvindo o que Deus dizia.

Sabe crianças, é assim que devemos nos comportar na Igreja, como Josué. Ficando sem conversar, correr, ou fazendo outras coisas. Temos o dia inteiro para brincar, escrever, etc. Podemos na Igreja ficar em silencio ouvindo a Palavra de Deus, com certeza Deus muito se alegrará conosco se assim fizermos.

Oficina criativa
Reproduza o desenho abaixo para os pequenos colorir.



Fontes Consultadas:
Bíblia NTLH - SBB
Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.

Colaboração para EBDnet – Profª. Jaciara da Silva - jaciara.dasilva@ebdnet.com.br 



Atividades Manuais:

Você pode junto com seus alunos confeccionar um caderno de oração. Cada aluno deverá fazer o seu. E poderá ter um caderno para toda a classe.
Ou mesmo utilize o modelo abaixo (LINK ONDE ENCONTRAMOS A IMAGEM), imprima, recorte, monte e preencha junto com seus alunos.


Lição 3
O trabalho na Casa de Deus


Texto Bíblico: 1 Cr. caps.24-26

Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que na Igreja há diversos tipos de trabalho para serem realizados e deus conta conosco.

Frase do dia...
EU TRABALHO COM ALEGRIA NA CASA DE DEUS
Escreva esta frase dividindo-a em três corações. Leia pelo menos umas três vezes. Enfatize aos pequenos que o que sentirmos alegria em trabalhar para Deus é o amor que sentimos por Ele.

Memória em ação

“Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor.” (Rm 12.11 – NTLH)


Explorando a Bíblia
Os trabalhadores da casa de Deus  se diferenciam dos trabalhadores comuns, que o fazem por uma recompensa financeira, logo trabalhar ou servir a Deus é algo gratificante e ao mesmo tempo algo de grande privilegio.
Instrua as crianças neste versículo: 

Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados. 

Ora, ninguém toma para si esta honra, senão quando é chamado por Deus, como o foi Arão. (Hb 5.4,6)
Estes dois versículos demonstram claramente a função dos trabalhadores da casa de Deus, bem como a aceitação de Deus mediante a sua vontade, pois Deus chama dentre o seu povo homens e mulheres para servir na sua obra, isto se constitui numa grande honra, servir ao Rei.
De forma socrática leve seus alunos a pensarem:

   Que trabalho gostariam  de fazer na casa de Deus , quando forem adultos

   Seus pais realizam algum trabalho na sua igreja

   Eles sabem quem são os trabalhadores da sua igreja

Obs: Forma socrática, é um termo que vem do filosofo grego Sócrates, que usava o sistema de perguntas e respostas, para que seus ouvintes pudessem se induzidos a raciocinar as questões propostas.

Historia Bíblica
Estamos já na quinta lição deste trimestre  a qual tem como tema; Eu gosto da igreja, o que nos faz voltar ao passado aos primórdios da casa de Deus a igreja a qual as crianças conhecem, nisto estamos estudando o Antigo Testamento, para assim entendermos melhor o novo.
Este mesmo processo se faz necessário quanto aos trabalhadores da casa de Deus, de uma forma resumida, temos de descrever como era no Antigo Testamento  e atualizarmos para o nossos dias, deste modo podemos descrever:

 O povo de Deus era constituído por 12 tribos

 Deus institui a adoração ao seu nome ordenando a construção do tabernáculo

 Deus escolheu dentre as 12, uma para que lhe prestasse serviço

 A tribo de Levi, assim os levitas realizavam o trabalho:


       Montar e desmontar o tabernáculo
       transportar o tabernáculo
       oferecer os sacrifícios, interceder pelo povo, louvar a Deus

Quando Israel se firmou como uma nação, o rei Salomão construiu um Templo

Muitos trabalhadores foram ordenados

Nos dias atuais, os trabalhadores da casa de Deus tem muitas funções na obra
  funções materiais  (porteiros, zeladores, serventes)
  funções espirituais (pastores, intercessores, profetas, professores)
Toda esta listagem pode ser acrescida conforme suas próprias experiência e conhecimentos , o importante é que as crianças possam entender, que o assunto tratado na lição esta bem próximo a eles, e não se esqueça que dizer que você mesmo é um desses trabalhadores.

Conclusão
Por fim conclua a sua aula, falando as crianças o quanto é recompensador trabalhar para Deus; Tome por  base estes versículos. 

Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.

Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna. (Mc 10.28-30)

O apostolo Pedro questionou sobre ter deixado a sua vida , os seus afazeres para seguir, para trabalhar para o Senhor, Pedro era pescador, e Jesus os fez pescadores de homens.

Fixando a aprendizagem
Imprima o desenho abaixo para os pequenos colorir
 
Fonte consultada:

Colaboração para EBDnet – Prof. Jair César S. Oliveira

Lição 04

O louvor na Casa de Deus.


Texto Bíblico: 2 Crônicas 7:1-12

1 Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa.
2 E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a sua casa.
3 E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, prostraram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, adoraram ao Senhor e lhe deram graças, dizendo: Porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
4 Então o rei e todo o povo ofereceram sacrifícios perante o Senhor.
5 E o rei Salomão ofereceu em sacrifício vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas. Assim o rei e todo o povo consagraram a casa de Deus.
6 Os sacerdotes estavam em pé nos seus postos, como também os levitas com os instrumentos musicais do Senhor, que o rei Davi tinha feito para dar graças ao Senhor (porque a sua benignidade dura para sempre), quando Davi o louvava pelo ministério deles; e os sacerdotes tocavam trombetas diante deles; e todo o Israel estava em pé.
7 Salomão consagrou também o meio do átrio que estava diante da casa do Senhor; porquanto ali ele ofereceu os holocaustos e a gordura das ofertas pacíficas; pois no altar de bronze que Salomão tinha feito não cabiam o holocausto, e a oferta de cereais e a gordura.
8 Assim naquele tempo celebrou Salomão a festa por sete dias, e todo o Israel com ele, uma grande congregação, vinda desde a entrada de Hamate e desde o rio do Egito.
9 E no oitavo dia celebraram uma assembléia solene, pois haviam celebrado por sete dias a dedicação do altar, e por sete dias a festa.
10 E, no vigésimo terceiro dia do sétimo, mês, ele despediu o povo para as suas tendas, alegre e de bom ânimo pelo bem que o Senhor tinha feito a Davi e a Salomão, e a seu povo Israel.
11 Assim Salomão acabou a casa do Senhor e a casa do rei; tudo quanto Salomão intentara fazer na casa do Senhor e na sua própria casa, ele o realizou com êxito.
12 E o Senhor apareceu de noite a Salomão e lhe disse: Eu ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.

Objetivo: Enfatizar que a igreja é o lugar ideal para adorarmos a Deus.

Versículo para Memorizar:

Frase do dia:
Desenhe linhas horizontais e verticais no cartaz da frase do dia recorte formando um quebra cabeça e faça a dinâmica sugerida na revista do mestre.

Lembrancinhas:



Lição 05:
A Bíblia na casa de Deus


Texto Bíblico: Neemias 8:1-18

1 Então todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel.
2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens  como de mulheres, e de todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.
3 E leu nela diante da praça que está fronteira à porta das águas, desde a alva até o meio-dia, na presença dos homens e das mulheres, e dos que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
4 Esdras, o escriba, ficava em pé sobre um estrado de madeira, que fizeram para esse fim e estavam em pé junto a ele, à sua direita, Matitias, Sema, Ananías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua esquerda, Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.
5 E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.
6 Então Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo povo, levantando as mãos, respondeu: Amém! amém! E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.
7 Também Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube; Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas explicavam ao povo a lei; e o povo estava em pé no seu lugar.
8 Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura.
9 E Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus; não pranteeis nem choreis. Pois todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força.
11 Os levitas, pois, fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais.
12 Então todo o povo se foi para comer e beber, e para enviar porções, e para fazer grande regozijo, porque tinha entendido as palavras que lhe foram referidas.
13 Ora, no dia seguinte ajuntaram-se os cabeças das casas paternas de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, na presença de Esdras, o escriba, para examinarem as palavras da lei;
14 e acharam escrito na lei que o Senhor, por intermédio de Moisés, ordenara que os filhos de Israel habitassem em cabanas durante a festa do sétimo mês;
15 e que publicassem e fizessem passar pregão por todas as suas cidades, e em ramos de oliveiras, de zambujeiros e de murtas, folhas de palmeiras, e ramos de outras árvores frondosas, para fazerdes cabanas, como está escrito.
16 Saiu, pois, o povo e trouxe os ramos; e todos fizeram para si cabanas, cada um no eirado da sua casa, nos seus pátios, nos átrios da casa de Deus, na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim.
17 E toda a comunidade dos que tinham voltado do cativeiro fez cabanas, e habitaram nelas; pois não tinham feito assim os filhos de Israel desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia. E houve mui grande regozijo.
18 E Esdras leu no livro da lei de Deus todos os dias, desde o primeiro até o último; e celebraram a festa por sete dias, e no oitavo dia houve uma assembléia solene, segundo a ordenança.

Objetivo: Explicar a importância de estudar e ensinar a Bíblia na igreja.
Versículo para Memorizar:

Frase do dia:
Lembrancinhas:
Visuais para História:





________________________________________________________


PRIMÁRIOS – CPAD
de 7 e 8 anos.
1º Trimestre de 2012
Tema: Jesus é o nosso Salvador
Comentaristas: Laudicéia Barboza da Silva & Débora Ferreira da Costa 
PRIMÁRIOS - Voltada para crianças de 7 e 8 anos, possui várias ilustrações e exercícios que aliam o conhecimento bíblico à alfabetização.

SUMÁRIO: 
Jesus é o Nosso Salvador 

1 - Por que precisamos do Salvador? (01/01/2012)

2 - Ainda há salvação? (08/01/2012)

3 - O Salvador vem aí! (15/01/2012)

4 - Eu, a mãe do Salvador? (22/01/2012)
5 - O Salvador chegou!!! (29/01/2012)
6 - Valeu a pena esperar o Salvador(05/02/2012)
7 - Presentes para o Salvador(12/02/2012)
8 - O Salvador também foi criança(19/02/2012)
9 - O Filho de Deus é o Salvador(26/02/2012)
10 - O Salvador reina(04/03/2012)
11 - Jesus morreu para nos salvar(11/03/2012)
12 - O nosso Salvador Jesus está vivo! (18/03/2012)
13 - O nosso Salvador Jesus voltará(25/03/2012)


As lições serão colocadas aqui em ordem crescente das lições (1...a 13) mova o cursor para baixo e procure a lição que precisa.
Já que estamos iniciando o ano e o preparamos um cartaz de boas vindas.

CARTAZ DE BOAS VINDAS


Imprimir em papel com 180 de gramatura - ou mais (bem grosso).

Papel na cor creme ou  a cor que preferir- fica muito bom!

Cobrir com contact.


LIÇÃO 1
POR QUE PRECISAMOS DO SALVADOR?

Texto Bíblico: Gn. 3.1-24

Ao Mestre
Prezado (a), estamos iniciando mais um ano, e grande é a missão que nos foi confiada. Ensinar aos pequenos acerca de nosso Salvador Jesus.
Leia com atenção a passagem bíblica, reflita nela, siga as instruções de preparo.
É parte dos deveres semanais do professor.

Prepare bem a lição durante a semana, para isto use matérias necessárias para seu maior aproveitamento, ou seja, a Bíblia, livros, comentários, dicionários bíblicos e secular, etc.
Uma das etapas no preparo da lição, é a oração: por isso estude com oração e dedicação, pedindo a Deus que o (a) guie pelo seu Espírito. O trabalho do SENHOR merece nossa maior abnegação e esforço.
Aos domingos procure chegar pelo menos 10 minutos antes do inicio da EBD. Freqüente as reuniões de estudo para professores. Sabendo que certo domingo não vai estar presente avise com antecedência, para que o superintendente tenha tempo para substituí-lo (a).
O objetivo da EBD é o ensino da Palavra de Deus, não gaste, pois o seu tempo com coisas que não edificam.
Vá para diante da classe, senhor do assunto a ser estudado, ou seja, totalmente inteirado do assunto a ser ministrado, o êxito do professor depende de sua consagração e preparo.
Mostre interesse por cada aluno da classe, ore por eles. Visite-os, principalmente se estiverem enfermos ou faltando a EBD.
Dê um bem-vindo aos visitantes, convidando-os a se matricularem ou voltarem sempre.
Lembre-se que o primeiro dever do professor da Escola Dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos aceitem ao SENHOR JESUS COMO SALVADOR. Na classe sempre há pessoas não salvas, convide-as para aceitar o Senhor Jesus, como Salvador.
Ao desenvolver esse comentário, nossa intenção é dar-lhes alguns subsídios, junte-os ao da revista de mestre, ore pelos seus alunos individualmente, apresente-os ao SENHOR. Coloque-se diante de Deus, e deixe Ele te instruir – o demais você verá Ele agir, e verá seus pequenos serem salvos.
Grande é a alegria quando encontramos nossos alunos, sendo obreiro, professores de Escola Dominical, e olhando para eles nos lembrarmos dos seus rostinhos quando nós os ensinávamos. Por isso amado (a), não enfraqueçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem recompensa.
“... E os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.”  (Dn. 12.3b)
Cumpra com alegria o ministério que o Senhor Deus te tem confiado.
Boa aula!
Objetivo:
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a entender que devido ao pecado, toda a humanidade precisa de um Salvador, para que seja religada a nossa comunhão com Deus.
Frase do dia...
“TODOS PECARAM”

Com o cartaz, leia a frase com eles, peça que repitam, em seguida pergunte: Vocês sabem o que é pecado? (espere que respondam), depois você explica – são as coisas que fazemos erradas. Por exemplo, quando desobedecemos a mamãe, quando mentimos, quando brigamos com nossos amiguinhos, ou seja, pecar é desobedecer os mandamentos de Deus e também desobedecer (infringir) as leis do país em que vivemos. É fazer coisas ruins.
O pecado desagrada a Deus e vocês sabem por quê? Porque nos causa males, tristezas e sofrimentos. E como Deus nos ama muuuuito, muuuuito mesmo, ELE não quer que sofremos por isso fica triste quando cometemos alguns pecado, porque ELE sabe que teremos problemas e ficaremos infelizes.
Sugerimos também o livro sem palavras CLICK AQUI E CONFIRA A HISTORIA
ou corações de dedoches.

Memória em ação

“Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.”(Rm 3.23 – NTLH)

Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. Faça-os repetir o versículo para melhor memorização.
Além da sugestão da revista de mestre, pode usar essa atividade abaixo:

QUADRO COM BANDEJA DE ISOPOR

MATERIAL
1. Duas bandejas de isopor
2. Canetinhas coloridas
4. Um pedaço de elástico bem fininho
5. Cola colorida

COMO FAZER
1. Escreva partes do versículo em duas bandejas com canetinha colorida.
3. Com a cola colorida, faça a moldura do quadro.
4. Faça um furo de cada lado da bandeja para passar o elástico. Passe uma ponta do elástico em cada furo, dando um nó para não sair.
5. Agora é só pendurar o quadro pelo elástico.

Explorando a Bíblia
Adão e Eva foram as primeiras pessoas da terra. Deus os criou e colocou em um lindo jardim.
Adão disse a Eva que Deus havia feito aquele jardim para eles morarem. Eles poderiam comer tudo o que quisessem, menos a fruta de uma árvore, chamada "árvore do conhecimento do bem e do mal".
Adão e Eva viviam felizes e tranqüilos no jardim do Éden até que um dia aconteceu uma coisa terrível...
Certo dia, Eva estava colhendo frutas no jardim quando, ao passar pela árvore proibida, a serpente a chamou.
A serpente disse a Eva que a fruta daquela árvore era muito gostosa e que deveria prová-la para sentir o sabor. Eva disse á serpente que Deus havia proibido ela e Adão de comerem essa fruta. Se comesse teria grandes problemas.
Para convencer Eva, a serpente lhe falou que, se comesse a fruta, ela ficaria mais esperta e inteligente, como Deus.
Apenas uma mordidinha, disse a serpente, você precisa experimentar, esta fruta tem um sabor incrível!
Eva não resistiu mais, pegou uma fruta da árvore e mordeu-a.
Eva foi logo procurar Adão e lhe contou que havia experimentado a fruta da árvore proibida, e que era muito gostosa.
No princípio, Adão não quis provar, mas Eva disse que comera a fruta e nada lhe aconteceu. Tanto Eva insistiu que Adão acabou comendo a fruta também.
De repente, Adão e Eva perceberam que estavam despidos e, envergonhados, se esconderam rapidinho atrás dos arbustos.
Só tiveram coragem de aparecer de novo depois que se vestiram com algumas folhas que apanharam da videira.
Quando Deus chegou, Adão e Eva desconfiaram que haviam se metido numa grande encrenca e ficaram morrendo de medo e se esconderam
Deus perguntou se eles tinham comido a fruta da árvore proibida. Adão respondeu que sim, mas a culpa era de Eva, que havia insistido com ele.
E Eva pôs a culpa na serpente, que a tentou.
De nada adiantaram as desculpas. Deus estava muito triste por terem desobedecido.
Por isso tiveram de sair do jardim, não podiam mais ficar juntinho de Deus, porque o pecado nos separa Dele.
Mas o Deus que é bondoso, apesar de ter ficado muito triste com a desobediência de Adão e Eva, os amava muito. Então fez uma promessa a eles e a toda a humanidade:
“Um dia, eu vou mandar meu filho ao mundo. Ele vos salvará do pecado e ajudará as pessoas a voltarem a viver comigo.”
Lá fora do jardim eles teriam de trabalhar duro e saberiam o que era sentir dor. Deus colocou um anjo com uma espada flamejante na entrada do jardim para que Adão e Eva jamais pudessem voltar.
E assim começou a nova vida de Adão e Eva fora do jardim do Éden. Depois daquele dia, passaram a ter momentos de alegria e de tristeza, sentiram fome e tiveram de trabalhar para conseguir seu alimento.
Mesmo não podendo voltar para o jardim, Deus nunca os abandonou, pois Adão e Eva tinham sido criados por Ele. Por isso havia a maravilhosa promessa de enviar um Salvador que salvaria a todos os descendentes de Adão e Eva de seus pecados.

OFICINA CRIATIVA
Reproduza o desenho abaixo para pintarem, com certeza se alegrarão em faze-lo:



LIÇÃO 2
AINDA HÁ SALVAÇÃO?

Texto Bíblico: Gn .6.1 a 9.17.

AO MESTRE
Prezado (a), que grande é o privilégio que temos de ser chamados para colaborar em um trabalho tão importante como esse. Sejamos gratos a Deus pela oportunidade que temos de dar nossa contribuição para o desenvolvimento de nossos pequenos.
Para melhor desempenho, é imprescindível, que conheçamos os pequenos, em suas capacidade e limitações, por essa razão estarei colocando aqui algumas características dessa faixa etária.
Primários( de 6-8 anos)

a) Características físicas

Como eles são:
1 - crescimento muscular rápido.
2 - cansam-se facilmente.
3 - preferem fazer algo, do que prestar atenção.
4 - sentidos aguçados.
5 - tendência à doenças.
O professor deve: providenciar atividades de modo que dê vazão a sua energia, providenciar atividades que haja participação em grupo, manter o ambiente limpo.

b) Características mentais

Como eles são:
1 - estão aprendendo a ler.
2 - gostam de escrever.
3 - estão desenvolvendo o raciocínio.
4 - período de atenção em expansão (de 5 a 15 minutos).
5 - gostam de fatos e fantasias.
6 - tem capacidade limitada de se expressarem.
7 - tem boa memória.
8 - tem mente literal.
O professor deve: estimulá-los a ler a Lição do aluno e versículos simples, dar oportunidade para copiarem versículos, ensine-os a imitar os exemplos dos personagens bíblicos, ajude-os a se expressarem em grupo, cumpra o que lhes prometer, anime-os a decorar versículos, evite simbologia.

c) Características sociais

Como eles são:
1 - gostam de brincar com os outros.
2 - são comunicativos.
3 - desejam ser crescidos.
4 - respeitam autoridade.
5 - inclinam a ser egoístas.
6 - são cooperadores
7 - gostam de atividades (com ou sem competição).
O professor deve: providenciar atividades em grupo, dar oportunidade de se expressarem, ensiná-los a pensar nos outros, apresentar a eles Cristo como melhor amigo, encorajá0los a trabalhar em grupo, preparar atividades ( porém mais daquelas que não há competição).

d) Características Emocionais e Espirituais

Como eles são:
1 - emocionalmente imaturos.
2 - animam-s facilmente.
3 - rebela-se contra exigências pessoais.
4 - impacientes (tudo tem de ser agora).
5 - tem medo de muitas coisas.
6 - pode sentir-se inibido diante do grupo.
7 - gostam da EBD.
8 - tem fé na oração.
9 - desejam ser bom.
10-curiosos quanto ao céu e a morte.
11-podem estar prontos a aceitarem a Cristo como Salvador.
O professor deve: ensiná-los dentro de sua capacidade de agir, manter um ambiente controlado, ensinar obediência por sugestão, ensiná-los a expressar bondade, ensiná-los a esperar para cooperar, ajudá-los a sentirem-se seguros, elogiá-los pelas ações corretas, ensinar o certo e o errado dando ênfase que Cristo está sempre ao lado deles para ajudá-los, explicar as coisas de maneira simples e breve, estar atento e saber levar a criança à Cristo.
Que o Senhor Deus derrame sobre sua vida a unção do Espírito Santo, para que cada pequeno seja alcançado, salvo e se torne servos valorosos para o nosso Mestre.

OBJETIVO

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a entenderem nossos dias há avisos de iminente destruição, e temos uma arca, através dela todos os que aceitarem serão salvos – nossa arca é JESUS.
Frase do dia...
DEUS NOS DÁ A VIDA ETERNA

Deus revelou-se na forma humana de Jesus Cristo, e como Filho de Deus conviveu conosco, falando e tornando conhecido para todos a natureza e vontade de Deus. Jesus Cristo veio como Salvador, porque a humanidade precisava ser libertada da escravidão do pecado.

"Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".(Mt. 1.21)


"Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". (Lc. 19.10)


"Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores...” (1 Tm. 1.15)

Jesus Cristo veio a este mundo para nos mostrar o caminho, a verdade e a vida, o caminho de volta à Deus, a reconciliação com o Pai. A vida eterna é um presente de Deus através de Jesus Cristo. A salvação é o bilhete para entrada na vida eterna.

Memória em ação

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna.”(Rm 6.23 – NTLH)

EXPLORANDO A BÍBLIA
Depois que Adão e Eva pecaram e foram morar fora do Jardim. Eles tiveram muitos filhos e seus filhos tiveram muitos filhos também. Assim o mundo foi ficando cheio de pessoas.
Mas as pessoas foram se tornando mas, porque não lembravam de Deus nem para agradecer o dia lindo que ELE lhes dava.
Todas, todas mesmo se esqueceram de Deus, menos Noé e sua família, esses se lembravam de Deus, agradeciam a ELE por Sua bondade e obedecia fazendo o que era bom e honesto.
Noé era um homem bom e vivia com sua família uma vida tranqüila e pacífica. Eles cultivavam figos e uvas sob o calor do sol e punham ternura nas mãos para tratar dos animais.
Um dia, Noé ouviu a voz de Deus:
 "Noé uma grande inundação está se aproximando. As pessoas estão fazendo muitas maldades, por essa razão vou mandar muita chuva sobre a terra. Eu quero que você construa um barco bem grande, uma arca. Então coloque dentro da arca dois de todos os tipos de animais, e de animais limpos sete casais de cada que existem no mundo. Sua família e essas criaturas serão salvas da enchente".
Noé fez o que Deus pediu. Juntou uma grande quantidade de madeira que havia nas suas terras. Dia após dia, ele e seus filhos - Sem, Cam e Jafé - martelavam e pregavam as pranchas da arca.
Durante o tempo que trabalharam na construção da arca, as pessoas más zombavam de Noé e sua família, mesmo Noé avisando que deus mandaria muita chuva, que a terra ficaria toda inundada, eles não acreditavam, e chamavam Noé de louco
Finalmente o enorme barco estava pronto. Havia uma rampa de madeira que chegava até a porta. Assim que Noé que terminaram de construir a arca os animais começaram a vir.

Noé olhou e viu, descendo pelas estradas e colinas, animais grandes e pequenos que se aproximavam. Pássaros enchiam o ar. Formigas joaninhas e aranhas comam pelo chão. Com um retumbar de passos e uma agitação de asas, os animais entravam na arca. Com seus passos de trovão, os elefantes balançam a rampa todinha. Coelhos enormes saltavam. Andorinhas faziam vôos rasantes sobre as cabeças. A família de Noé observava o embarque, enquanto um macho e uma fêmea de todos os animais existentes na terra encontravam um lugar a bordo da arca.

O interior da arca estava lotado e os animais se acomodavam nas camas feitas de palhinha.
Então Noé levantou a cabeça para escutar. As primeiras gotas de chuva começavam a tamborilar no casco da arca. Deus então ordenou que Noé e sua família entrassem na arca. E Deus fechou a porta por fora. E choveu, e choveu e choveu. A água levantou a arca do chão. Flutuando na enchente, ela subiu acima das árvores. Depois, acima das mais altas montanhas. A chuva caiu por 40 dias e 40 noites. Todos que estavam fora da arca morreram.
Os animais se sentiam seguros dentro da arca enquanto ela era levada pelas águas. A família de Noé alimentou-os e lhes deu banho. Sem esfregava as costas dos porcos, Jafé lixava as unhas das patas do rinoceronte... E o pombinho ia para todo canto empoleirado no ombro de Noé.
Finalmente a chuva parou. As águas acalmaram. A luz do sol brilhou no convés molhado da arca. Noé abriu uma janela:
 "Vá, amiguinho"disse para o pombinho. "Vá por aí e procure por terra".
O pombo voltou mais tarde, cansado e triste. Noé deixou-o descansar por uma semana. Então o soltou novamente. Desta vez o pombinho voltou todo alegre, com um ramo de oliveira no bico. "Terra!", gritou Noé. "Abençoado sejam, as águas estão baixando!
Assim que a água começou a baixar, Noé viu que a arca estava pousada no alto de uma montanha. As árvores e os campos começaram a aparecer logo abaixo. Quando a terra ficou seca, Noé abriu as portas da arca. Aos pares e em famílias, os animais deixaram o barco. Eles corriam, voavam e deslizavam pelo vale ensolarado.
E Deus falou novamente com Noé:
“Eu faço a seguinte aliança com vocês: prometo que nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio. E nunca mais haverá outro dilúvio para destruir a terra. Como sinal desta aliança que estou fazendo para sempre com vocês e com todos os animais, vou colocar o meu arco nas nuvens. O arco-íris será o sinal da aliança que estou fazendo com o mundo. Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris, então eu lembrarei da aliança que fiz com vocês e com todos os animais. E assim não haverá outro dilúvio para destruir todos os seres vivos. Quando o arco-íris aparecer nas nuvens, eu o verei e lembrarei da aliança que fiz para sempre com todos os seres vivos que há no mundo. O arco-íris é o sinal da aliança que estou fazendo com todos os seres vivos que vivem na terra”.(Gn. 9.11-17 – NTLH).
E Noé e sua família agradeceram a Deus, em seguida, se instalaram no vale. Eles viveram sempre felizes, sob tempos de chuva e sol, conforme a promessa de Deus.
Professor (a) enfatize aos pequenos que Deus não quer que soframos, quer que sejamos felizes, mas o pecado, nossas desobediências sempre traz tristezas e catástrofes para a vida da humanidade, mas se nós obedecermos a Deus e aceitarmos o presente que ELE nos enviou – Jesus Cristo, seremos salvos de todo mal que virá sobre a terra.

OFICINA CRIATIVA
Reproduza o desenho abaixo para pintarem, com certeza se alegrarão em faze-lo:



LIÇÃO 3
O SALVADOR VEM AÌ!

Texto Bíblico - Lucas 1.5-25




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...